Todos de azul por ocasião do Dia Mundial da Criança

Todos de azul por ocasião do Dia Mundial da Criança

20 de Novembro é o dia em que o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história, a Convenção sobre os Direitos da Criança, foi adoptado.

Claudio Fauvrelle
Partilhar
20 de Novembro é o dia em que o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história, a Convenção sobre os Direitos da Criança, foi adoptado. É um dia para celebrar o progresso feito para as crianças.

MAPUTO, Moçambique - O Dia Mundial da Criança, é o dia global de acção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças, por crianças; uma oportunidade de defender, consciencializar e arrecadar fundos para as questões mais urgentes que as crianças enfrentam.

20 de Novembro é o dia em que o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história, a Convenção sobre os Direitos da Criança, foi adoptado. É um dia para celebrar o progresso feito para as crianças, para responsabilizar os líderes pelas promessas feitas às crianças e para abordar o trabalho que ainda precisa ser feito.

Como você pode participar nas actividades do Dia Mundial da Criança?

O apelo global para acção é #GoBlue (Todos de Azul) para cada criança. Existem duas maneiras principais pelas quais cada um pode se envolver neste Dia Mundial da Criança.

 

1. #GoBlue

#GoBlue – Vista-se de azul, enfeite o seu local de trabalho de azul, deixe as crianças assumir o comando do seu local de trabalho em azul!

#GoBlue é uma mensagem simples para incorporar a marca e a cor azul cião do UNICEF em todas as actividades do Dia Mundial da Criança.

Neste Dia Mundial da Criança, o pessoal do UNICEF, em todo o mundo, vestir-se-á de azul no seu local de trabalho - seja um vestido, uma camisa, uma gravata ou um cachecol.

Globalmente, o comando a ser assumido pelas crianças será realizado no mundo dos media, política, negócios, desporto e entretenimento.

 

2. Petição Global

A petição global é o principal esforço de advocacia e engajamento público para o Dia Mundial da Criança. Mostre o seu apoio aos direitos das crianças assinando a petição nos nossos sites globais e compartilhe nos seus canais de media social #GoBlue. Participe na campanha #GoBlue do UNICEF alusiva ao Dia Mundial da Criança deste ano. Como parte do Sistema das Nações Unidas (ONU) em Moçambique, o UNICEF convida-o a exigirmos um futuro brilhante para todas as crianças.

Assine a petição - http://uni.cf/GoBlue - para pedir aos líderes mundiais que se comprometam a cumprir os direitos de todas as crianças e reconheçam que esses direitos não são negociáveis. A sua assinatura será entregue aos líderes mundiais, no próximo ano, a 20 de Novembro de 2019 - no 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança - conclamando-os a se comprometerem a cumprir os direitos de todas as crianças agora e para as gerações futuras.

O mundo está ficando azul para toda criança.

Em Moçambique, especificamente, para o Dia Mundial da Criança, 20 de Novembro, vamos realizar eventos (exposição de desenhos infantis, marchas, actividades musicais) na Província da Zambézia, com a participação de autoridades locais, membros do Parlamento Infantil da Província, da Embaixadora Nacional do UNICEF, Neyma e a presença do Coordenador do UNICEF na Província da Zambézia, Michael Chimedza.

Sendo artista, Neyma irá actuar junto com artistas locais da Província, seguindo-se um painel de discussão incluindo adolescentes e jovens, devidamente cobertos pela media social e tradicional.

 

Nova Jovem Advogada do UNICEF Moçambique

Nova Jovem Advogada do UNICEF Moçambique Deasy Helena
"Todas as crianças e adolescentes tem o direito de sonhar e lutar pelo que querem ser," Deasy Helena, 22 anos.

Nesta data, o UNICEF tem o grato prazer de anunciar a nomeação de uma UNICEF Young Advocate (Jovem Advogada para Assuntos de Adolescentes e Jovens), Deasy Helena Muzima (22 anos).

Deasy, uma jovem líder moçambicana, é presidente da AIESEC -- a maior organização estudantil do mundo – sendo esta uma plataforma internacional para jovens explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança.

Como parte do seu papel de UNICEF Young Advocate, Deasy Muzima irá ter um papel crucial como influenciadora de boas prácticas nos jovens, sendo exemplo e participando em actividades de advocacia em prol da igualdade de género.

Simbolicamente, em nome da sua geração, a Deasy irá assumir o comando do gabinete do Representante do UNICEF e a gestão das plataformas e media sociais do UNICEF Moçambique.

"Estamos muito satisfeitos que a Deasy, hoje, 20 de Novembro, em nome de sua geração, assuma simbolicamente a responsabilidade do nosso escritório” disse o Representante do UNICEF em Moçambique, Marcoluigi Corsi”.  Tendo acrescentado que “Moçambique segue a tendência demográfica global –  17 milhões da população moçambicana tem menos de 24 anos, de um total de 28 milhões de habitantes, aproximadamente (Fonte: INE 2007-Projecções 2007-2040). Não é apenas importante que os tomadores de decisão desenvolvam políticas que respeitem os direitos dessa parcela imensamente crescente da população, mas também crucial que esses jovens estejam cada vez mais envolvidos no desenvolvimento dessas políticas e na concepção do mundo do presente e futuro”.

 

 

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Dia Mundial da Criança

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.