Submissão de poemas e crónicas para colectânea sobre a criança moçambicana

Submissão de poemas e crónicas para colectânea sobre a criança moçambicana


Por ocasião da celebração internacional do 70° aniversário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a 11 de Dezembro de 2016, o UNICEF e a Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) convidam os autores moçambicanos e as editoras a submeter propostas de poemas e crónicas inéditas ou já publicadas, que retratem a criança moçambicana desde a independência do país à actualidade. Os trabalhos seleccionados serão compilados e publicados numa colectânea de homenagem à criança moçambicana, a ser lançada em Dezembro de 2016.


 

Termos de participação:

1

A participação é aberta a todos os autores moçambicanos, amadores e profissionais, a partir dos 10 anos de idade.

2

Os poemas e crónicas podem ser submetidos pelos seus autores, ou por representantes autorizados dos autores, incluindo de autores perecidos.

3

Podem ser submetidos poemas e crónicas escritas entre 25 de Junho de 1975 (dia da independência nacional) e o presente, sejam inéditos ou já publicados dentro deste período.

4

Os poemas e crónicas deverão ter como tema a criança moçambicana e retratar a criança moçambicana. A obra a ser publicada não pretende, no entanto, ser uma colectânea de poesia e crónica infantil ou de leitura infantil, mas sim um retrato e uma reflexão poética e inspiradora sobre a criança moçambicana.   

5

Cada participante só poderá submeter um máximo de 3 propostas de poemas ou crónicas.

6

Os poemas e crónicas deverão estar escritos em língua portuguesa.

7

Os poemas e crónicas deverão ser apresentados no seguinte formato:

Poemas e crónicas inéditas:

As crónicas devem ter duas páginas máximo A4, folha a A4, fonte Verdana 11, deverão incluir o título, o texto, e no final os dados do autor (nome, data de nascimento, número de telefone, email).

Na categoria de poesia deverá submeter 3 poemas, folha a A4, fonte Verdana 11, deverão incluir o título, o texto, e no final os dados do autor (nome, data de nascimento, número de telefone, email).

Poemas e crónicas já publicadas

  • Máximo de duas páginas em A4, folha a A4, fonte Verdana 11, deverão incluir o título, o texto e no final os dados do autor e informação detalhada de onde foi publicada (nome da obra, revista ou jornal, data, página, incluindo scan da publicação se possível), e dados do representante autorizado em caso de autor perecido.
  • ou apenas cópia da publicação contendo o poema ou crónica (original ou scan), com os dados da publicação, do autor (nome, data de nascimento, nacionalidade, número de telefone, email) e do representante autorizado caso aplicável.

8

O plágio ou cópia de qualquer outro texto nacional ou estrangeiro levará à desclassificação do texto em causa e de qualquer outro apresentado pelo mesmo autor ou proponente, incluindo a responsabilização do mesmo caso o plágio ou cópia seja constatada apenas após publicação da colectânea com esse texto.  

9

Os poemas e crónicas deverão ser entregues em envelope fechado, contendo no seu interior 3 cópias de cada texto submetido, cópia do bilhete de identidade do autor ou representante autorizado do autor, com os contactos telefónicos e email. O envelope exterior deverá conter a inscrição “Colectânea UNICEF-FFLC”.

10

As obras poderão ser entregues na: 
Fundação Fernando Leite Couto, Av. Kim Il Sung nr 961, Maputo, Tel: 21486957; ou
UNICEF, Av. Zimbabwe 1440, Caixa Postal 4713, Maputo, Tel: 21481100.

Cópias electrónicas poderão ser enviadas para os emails:
geral@fflc.org.mz ou
emachiana@unicef.org

11

O prazo de submissão é de 20 de Abril a 10 de Junho de 2016.

12

Um juri competente irá proceder à selecção dos textos para a publicação, e os autores seleccionados serão notificados.

13

A colectânea a ser publicada será de distribuição gratuita.

14

Os direitos autorais da colectânea pertencerão ao UNICEF e à FFLC, com a salvaguarda de que os direitos autorais dos textos pertencerão aos seus respectivos autores (ou representantes autorizados, conforme aplicável).

15

Não serão atribuidas compensações financeiras ou materiais aos autores seleccionados para a colectânea, sendo esta iniciativa voluntária, sem fins lucrativos, de homenagem à criança moçambicana.

16

Para quaisquer esclarecimentos queira contactar:


fflc-logo
21 486 957
geral@fflc.org.mz

 


unicef
21 481 180 / 82 030 5100
emachiana@unicef.org