Situação das Crianças em Moçambique 2014

Situação das Crianças em Moçambique 2014

Claudio Fauvrelle
Partilhar

No decurso da última década, a situação das crianças em Moçambique avançou significativamente. Mais crianças estão a sobreviver e a ter acesso ao sistema de protecção social, e muito mais estão a ter acesso a fontes de água e saneamento adequado e a ingressar na escola primária.

O estudo "Situação das Crianças em Moçambique 2014", realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aponta tendências e progressos recentes, analisando os múltiplos factores que promovem ou entravam a realização dos direitos das crianças moçambicanas. O estudo baseia-se nas estatísticas nacionais mais recentes.

Factores económicos, socioculturais e institucionais constrangem avanços mais rápidos e mais consistentes, apesar do rápido crescimento da economia moçambicana. De facto, ainda que Moçambique se situe entre as dez economias mundiais com o crescimento mais rápido na última década, o país continua a ser um dos mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. Ademais, existem fortes desigualdades, segundo as áreas de residência (rurais e urbanas), as regiões do país e o nível de riqueza dos agregados familiares.

Este resumo apresenta algumas das principais conclusões deste estudo sobre a situação das mais de 12 milhões de crianças do país, ou 52% da população. Espera-se que o estudo informe o debate político e promova progressos para uma mais rápida e abrangente realização de todos os direitos de todas as crianças moçambicanas.

Descareguar o Relório Sumário em versão electrónica

Descareguar o Snapshop da Situação das Crianças em Moçambique 2014

Visitar o website da Situação das Crianças em Moçambique 2014

Subscrever ao boletim

SITAN

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.