Seminário sobre Metodologia de Avaliação Multidimensional da Pobreza Infantil

Seminário sobre Metodologia de Avaliação Multidimensional da Pobreza Infantil

Decorreu na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) um workshop sobre a pobreza infantil multidimensional.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Decorreu na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) um workshop sobre a pobreza infantil multidimensional.

Seminário sobre Metodologia de Avaliação Multidimencional da Pobreza Infantil
Louise Moreira Daniels, Especialista em Gestão de Conhecimentos do UNICEF, enalteceu que a pobreza na infância é diferente da pobreza na fase adulta, uma vez que tem causas e consequências diferentes. © UNU-WIDER/C.Ovink

O workshorp foi organizado pela Universidade das Nações Unidas - UNU-WIDER em parceria com a Direcção de Estudos Económicos e Financeiros do Ministério da Economia e Finanças (DEEF/MEF) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O mesmo também contou com a colaboração da Faculdade de Economia da UEM e a Universidade de Copenhaga.

O workshop, focado na pobreza vivida pelas crianças e jovens, trouxe atenção à importância de se ter uma medida oficial e contínua sobre pobreza infatil, de uma natureza multidimensional. No acto de abertura, o Professor Finn Tarp e o Director Vasco Nhabinde (representantes da UNU-WIDER e do MEF, respectivamente) enalteceram que o worshop visava amplificar e aprofundar a discussão sobre o conceito de pobreza que tem evoluído substancialmente. Segundo eles, no início o mesmo se limitava apenas à pobreza monetária. Contudo, conceitos mais abrangentes consideram a pobreza como um fenómeno multidimencional. Por isso, o seu combate não se limita apenas ao incremento da renda familiar.

Por sua vez, Louise Moreira Daniels, Especialista em Gestão de Conhecimentos do UNICEF, enalteceu que a pobreza na infância é diferente da pobreza na fase adulta, uma vez que tem causas e consequências diferentes. A pobreza na infância pode ter impactos negativos que acompanham a criança por toda sua vida, e que podem levar a um ciclo vicioso onde a criança pobre cresce para ser um adulto pobre,  com fraca capacidade produtiva, constituindo uma família também pobre, perpetuando assim o ciclo de pobreza, com consequências graves para a sociedade e economia em geral.

Com esta evolução do conceito de pobreza, espera-se que, a partir do Inquérito sobre o Orçamento Familiar  - IOF 2014/2015, já na fase de finalização, o MEF desenvolva adicionalmente uma análise da pobreza com uma metodologia multidimensional. Esta análise mais abrangente da pobreza também contempla de maneira especial a dimensão da pobreza infantil multidimensional.

O worshop debruçou sobre conceitos de pobreza multidimensional, pobreza multidimensional infantil, determinantes da malnutrição infantil, efeitos da subida de preços dos produtos alimentares na malnutrição infantil, e alocação de recursos no domicílio.

O mesmo teve como oradores especialistas do Ministério da Economia e Finanças, da Universidade de Copenhaga, da UNU-WIDER e do UNICEF, e contou com mais de 50  participantes, dentre eles, quadros do estado, representantes da sociedade civil e dos parceiros de cooperação, académicos e estudantes.

O evento  relaciona-se a um outro workshop realizado sobre a análise de pobreza multidimensional organizado pela DEEF/MEF e a ONU no dia 18 de Junho 2015, quando a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Amélia Nakhare, afirmou que o assunto em questão exige cada vez mais atenção e que uma abordagem multidimensional para a medição de pobreza vai facilitar a avaliação do impacto das políticas que objetivam combatê-la.


Para mais informações, favor contactar:

Gabriel Pereira
Tel +258 21 481 100
email: maputo@unicef.org

Subscrever ao boletim

Pobreza Infantil

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.