Semana Nacional de Saúde 2015

Semana Nacional de Saúde 2015

Na 1ª Fase da Semana Nacional de Saúde serão oferecidas intervenções para melhorar a saúde de mais de quatro milhões de crianças menores de cinco anos e providenciar serviços de aconselhamento e planeamento familiar a mais de 500 mil mulheres em idade reprodutiva e homens.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Maputo – Começa na Segunda-feira, 18 de Maio de 2015, a 1ª Fase da Semana Nacional de Saúde, durante a qual serão oferecidas intervenções para melhorar a saúde de mais de quatro milhões de crianças menores de cinco anos e providenciar serviços de aconselhamento e planeamento familiar a mais de 500 mil mulheres em idade reprodutiva e homens.

Semana Nacional de Saúde 2015
Durante a Semana Nacional de Saúde serão oferecidas intervenções para melhorar a saúde de mais de quatro milhões de crianças menores de cinco anos. © MISAU/2015

Em todo o País, durante cinco dias, nos centros de saúde e em brigadas móveis, todas as crianças de zero a cinco anos de idade receberão vacinas de rotina. As crianças com idade entre os seis e 59 meses receberão o suplemento de vitamina A e farão a triagem nutricional, enquanto as crianças a partir de um ano de idade deverão ser desparasitadas para eliminar as lombrigas. A desparasitação e a suplementação com a vitamina A devem ser feitas de seis em seis meses, enquanto as vacinas de rotina devem obedecer ao calendário nacional de vacinação previsto pelo Programa Alargado de Vacinação.

Ainda durante a semana, todos os rapazes e raparigas, homens e mulheres em idade reprodutiva que estiverem interessados irão beneficiar-se de sessões de aconselhamento sobre o planeamento familiar e receberão contraceptivos de acordo com a sua escolha. De igual modo todas as crianças menores de cinco anos, ainda não registadas, poderão fazer o Registo do Nascimento.

Além disso, nas unidades sanitárias será feita a triagem para o despiste da tuberculose em menores de cinco anos e será medida a pressão arterial dos adultos a partir dos 30 anos de idade.

Está a decorrer em todo o país, uma ampla mobilização social envolvendo os órgãos de comunicação social, com o objectivo de informar todos os pais e outras pessoas que cuidam de crianças, professores, educadores, o sector privado, líderes e activistas comunitários, religiosos e membros dos partidos políticos sobre a necessidade de levarem as suas crianças para receberem os serviços acima oferecidos. A suplementação com vitamina A é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças e protecção contra doenças infecciosas.

A 1ª Fase da Semana Nacional de Saúde decorrerá em todas as unidades sanitárias do país e nas brigadas móveis de saúde que visitarão as comunidades no período de 18 a 22 de Maio de 2015.

O Ministério da Saúde realizará estas intervenções com o apoio de seus parceiros internacionais incluindo as Agências das Nações Unidas.

 

Para mais informações, favor contactar:

Gabriel Pereira
Tel +258 21 481 181
email: maputo@unicef.org

Subscrever ao boletim

Semana Nacional de Saúde

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.