Salvando vidas de crianças com desnutrição em Moçambique

Salvando vidas de crianças com desnutrição em Moçambique

Desde o início do ano, 3.630 crianças foram tratadas da desnutrição aguda grave em Moçambique, e 654 em Tete.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Changara, Moçambique - Amilton Evaristo Pacate Andissene, de 20 meses, acaba de receber alta do Centro de Saúde de Changara, na província de Tete, onde era uma das seis crianças a receber tratamento da desnutrição aguda grave (DAG).

DROUGHT RESPONSE ACCELERATES IN MOZAMBIQUE
"Um profissional de saúde notou que o corpo do meu filho estava inchado", disse Maria José, de 35 anos, mãe do Amilton, de 20 meses, que acaba de receber tratamento da desnutrição aguda grave. © UNICEF Moçambique/2017/Sergio Simango

Amilton foi diagnosticado com desnutrição depois que um profissional de saúde notou sua condição durante uma demonstração culinária em sua comunidade sobre como preparar produtos locais para assegurar uma dieta saudável e nutritiva. "Um profissional de saúde notou que o corpo do meu filho estava inchado", disse Maria José, de 35 anos, mãe do Amilton. Após diagnosticar o pequeno Amilton com desnutrição aguda grave através do método medição da circunferência do braço (Perímetro Braquial), o profissional de saúde referiu Amilton ao Centro de Saúde de Mazoe. De lá, ele foi transferido para o Centro de Saúde de Changara, onde foi hospitalizado por duas semanas e tratado com leite terapêutico.

Desde o início do ano, 3.630 crianças foram tratadas da desnutrição aguda grave em Moçambique.

Actualmente, o Centro de Saúde de Changara está a fazer o tratamento da desnutrição a 60 crianças menores de cinco anos. Desde o início do ano, 3.630 crianças foram tratadas da desnutrição aguda grave em Moçambique, e 654 em Tete. Como muitas pessoas nesta província, a família de Amilton foi profundamente afectada pela fraca colheita devido a seca que se assolou esta região no ano passado, devido ao fenómeno climatérico El Niño.

Um esforço conjunto para responder à seca

O Governo de Moçambique está a responder à emergência de seca com o apoio do Departamento do Governo Britânico para o Desenvolvimento (DFID) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Os suplementos nutricionais para crianças, como leite terapêutico e Alimentos Terapêuticos Prontos para Uso (ATPU) estão sendo distribuídos em oito dos distritos mais vulneráveis ​​da província de Tete.

Após duas semanas depois de ser hospitalizado, Amilton está de volta para casa. Ele continuará o tratamento e retornará ao posto de saúde para consultas de rotina até que ele ficar totalmente recuperado. Iracema Gonçalves, nutricionista do distrito de Changara, diz: "É uma grande satisfação para nós, como profissionais de saúde, quando um paciente, especialmente uma criança, recebe alta por estar melhor".

Alcançando áreas remotas com serviços e informações

Em comunidades distantes dos Centros de Saúde, são as Brigadas Móveis de Nutrição que identificam e tratam na comunidade os casos de crianças afectadas pela desnutrição aguda moderada e desnutrição aguda grave sem complicações médicas. Funcionários de saúde que trabalham nestas Brigadas Móveis referem as crianças que têm desnutrição aguda grave com complicações médicas para o Centro de Saúde mais próximo.

Através do Instituto de Comunicação Social (ICS), as comunidades são informadas sobre como identificar a desnutrição aguda e promover práticas de higiene através de filmes e sessões de debate. "Para cada filme temos uma média de 500 pessoas presentes, é um evento interactivo, em tempo real, para toda a comunidade", disse Olinda Escondio, Chefe do Departamento de Produção e Mobilização Social do ICS em Tete.



Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Artigos Relacionados

ESTOU FELIZ POR SABER QUE OS MEUS GÉMEOS ESTÃO BEM DE SAÚDE

Ler mais

BRIGADAS MÓVEIS DE NUTRIÇÃO AJUDAM POVOADOS SEM ACESSO A UNIDADES SANITÁRIAS

Ler mais

Subscrever ao boletim

DROUGHT RESPONSE

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.