Número recorde de crianças vacinadas em 2017

Número recorde de crianças vacinadas em 2017

Como mais de 19 milhões crianças perdem a vacinação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pedem esforços concertados para que todas as crianças sejam vacinadas.

Claudio Fauvrelle
Partilhar
123 milhões crianças foram imunizadas globalmente em 2017

Nova Iorque - Um número recorde de 123 milhões crianças foram imunizadas globalmente em 2017, de acordo com dados divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Os dados mostram que:

  • 9 em cada 10 crianças receberam pelo menos uma dose de vacina contra difteria-tétano-tosse convulsa (DTP) em 2017, ganhando protecção contra essas doenças mortais.
  • Um número adicional de 4,6 milhões crianças foram vacinadas globalmente em 2017 em comparação com 2010, devido ao crescimento populacional global.
  • 167 países incluíram uma segunda dose de vacina contra o sarampo como parte de seu cronograma de vacinação de rotina e 162 países agora usam vacinas contra rubéola. Como resultado, a cobertura global contra o sarampo e a rubéola aumentou de 35 por cento em 2010 para 52 por cento.
  • A vacina contra infecções por Vírus do Papiloma Humano (HPV)foi introduzida em 79 países para ajudar a proteger as mulheres contra o cancro cervical.
  • Novas vacinas estão sendo adicionadas como parte do pacote de vacinas que salvam vidas humanas – como as que protegem contra meningite, malária e até Ébola.
quase 20 milhões crianças não receberam os benefícios da imunização completa em 2017

Apesar destes sucessos, quase 20 milhões crianças não receberam os benefícios da imunização completa em 2017. Destes, quase 8 milhões (40 por cento) vivem em ambientes frágeis ou humanitários, incluindo países afectados por conflictos. Além disso, uma parte crescente é de países de rendimento médio, onde a desigualdade e a marginalização, particularmente entre os pobres urbanos, impedem muitos de serem imunizados.

À medida que as populações crescem, mais países precisam de aumentar os seus investimentos em programas de imunização. Para chegar a todas as crianças com vacinas muito necessárias, o mundo terá de vacinar uma estimativa de 20 milhões crianças adicionais a cada ano, com três doses da vacina contra a DTP; 45 milhões com uma segunda dose de vacina contra o sarampo; e 76 milhões crianças com 3 doses de vacina conjugada pneumocócica.

Em apoio a estes esforços, a OMS e o UNICEF estão a trabalhar para ampliar o acesso à imunização por:

  • Fortalecimento da qualidade, disponibilidade e uso de dados sobre a cobertura de vacinas.
  • Melhores recursos de segmentação.
  • Planeamento de acções a nível sub-nacional e
  • Assegurar que as pessoas vulneráveis possam aceder aos serviços de vacinação

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +25821481100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

imunização

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.