Informes Orçamentais | Análise da Situação da Criança

Situação actual

NossoTrabalho-SPPIMAo longo das últimas duas décadas, Moçambique registou um crescimento económico consideravelmente forte, classificando-se entre as economias que mais crescem no mundo, com uma média de 7,5% ao ano. As projecções para a próxima década são de um crescimento contínuo elevado.

Registou-se um progresso impressionante para as crianças neste contexto: uma redução grande e constante na mortalidade de menores de 5 anos, uma enorme expansão do número de ingressos no ensino primário e secundário, aumento das taxas de utilização de fontes melhoradas de água potável e instalações sanitárias melhoradas, a expansão da testagem e tratamento do HIV/SIDA (e da prevenção da transmissão vertical de mãe para filho do HIV), bem como melhorias na cobertura de serviços, tais como o registo de nascimento e de protecção social. No entanto, Moçambique continua a ser um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo , com alguns dos piores indicadores sociais.

O progresso para as crianças depende muito da medida em que os recursos do Estado são utilizados para promover o acesso equitativo aos serviços sociais de qualidade e o desenvolvimento do capital humano. Uma das prioridades imediatas de Moçambique é garantir que o futuro crescimento económico seja inclusivo, com benefícios partilhados de forma mais ampla entre a população.

Isso começa com dados e análises sólidos sobre a situação da criança e as disparidades, assenta numa planificação eficaz e focada para abordar os direitos da criança e consegue garantir investimentos adequados em crianças.

A secção de Política Social e Planificação, Informação e Monitoria (SPPIM) do UNICEF Moçambique trabalha para apoiar a causa do crescimento inclusivo e do investimento em prol da criança. Esta secção apoia a geração de conhecimento, advocacia e empenhamento político, bem como o desenvolvimento da capacidade nacional para utilizar informações estratégicas na planificação, orçamentação e elaboração de políticas em todos os sectores que são fundamentais para a realização dos direitos da criança.

Para alcançar os resultados pretendidos, a SPPIM trabalha em estreita colaboração com o Ministério da Economia e Finanças, o Instituto Nacional de Estatística (INE) a Assembleia da República  e a sociedade civil a nível nacional e local. Além disso, o programa trabalha de perto com os parceiros de cooperação internacional e com Instituições Financeiras Internacionais, tais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional e outras agências das Nações Unidas.

 

O QUE ESTÁ A SER FEITO

1

Crescimento Inclusivo e Finanças Públicas para Crianças

O UNICEF trabalha em prol da priorização das crianças nos planos e orçamentos nacionais e subnacionais. Para tal, presta apoio i) à produção de evidências sobre o financiamento dos sectores sociais-chave para as crianças, ii) à transparência e participação nos processos de planificação e orçamentação, iii) ao controlo e advocacia para o investimento nas crianças.

2

Pesquisa e Dados

Como líder de conhecimento para as crianças, o UNICEF apoia a recolha, análise, utilização e divulgação de dados de alta qualidade sobre a situação da criança para apoiar a planificação e investimentos adequados. Isso implica a produção de evidências sobre a situação da criança, mas também o reforço da capacidade para o fazer aos níveis nacional e subnacional.

3

Planificação e Monitorização

Capacitar o UNICEF e o governo em matéria de programação, planificação e desenvolvimento, e também em monitorização descentralizada da implementação de programas.

Resultados

Sitan2014 - Investir mais e melhor nas criançasO UNICEF contribui para o debate sobre o crescimento inclusivo e o investimento público nas crianças de Moçambique através da produção de Resumos Orçamentais, análises concisas e simplificadas de tendências orçamentais em sectores sociais. Estas análises tornaram-se documentos de referência fortes para os diversos intervenientes, tais como doadores, organizações da sociedade civil, meios de comunicação, o parlamento e instituições governamentais.

Uma parte importante do conhecimento e da advocacia para informar planos e orçamentos é o estudo “Investir mais e melhor nas crianças: perspectivas para melhorar o financiamento dos sectores sociais em Moçambique”, que analisa as perspectivas para melhorar o financiamento dos sectores sociais cruciais para o bem-estar e desenvolvimento da criança em Moçambique e pode informar o Governo e os parceiros na melhoria do investimento em crianças.

Situação das Crianças em Moçambique 2014

O UNICEF, em estreita colaboração com o governo e parceiros, procedeu a uma análise daSituação da Criança em Moçambique 2014 com a finalidade de avaliar o ritmo do progresso registado na realização dos direitos da criança moçambicana. O relatório contém a informação mais actualizada e abrangente e sobre a vida das crianças no país e está a ser usado como uma ferramenta importante para a advocacia da priorização das crianças.

O UNICEF continua a apoiar o trabalho do Instituto Nacional de Estatística e da Escola Nacional de Estatística com o objectivo de fortalecer a recolha e análise de dados do sector social em Moçambique para melhor abordar as disparidades e desigualdades enfrentadas por elas. Grande parte deste trabalho centra-se em sistemas de fortalecimento

O UNICEF apoia o fortalecimento de capacidades a nível provincial e ao longo dos últimos anos formou centenas de técnicos do governo em Gestão Baseada em Resultados, produção, análise, utilização e divulgação de estatísticas sobre crianças e mulheres e de jornalistas.

Com o apoio dos parceiros, o enfoque do UNICEF tem incidido no desenvolvimento de ferramentas para uma recolha e análise de dados eficaz em apoio à planificação e monitorização baseadas na equidade, com enfoque particular na análise de dados descentralizada e na planificação baseada em evidências.

Notícias

  • Todos de azul por ocasião do Dia Mundial da Criança
    Todos de azul por ocasião do Dia Mundial da Criança

    Todos de azul por ocasião do Dia Mundial da Criança

    20 de Novembro é o dia em que o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história, a Convenção sobre os Direitos da Criança, foi adoptado.

    20 Novembro 2018 Água, Saneamento e Higiene | Comunicação e Participação | Educação | Emergência | HIV/SIDA | Nutrição | Política Social, Pesquisas e Dados | Protecção da Criança e Social | Saúde

    Partilhar
  • Moçambique lança Subsídio Para Crianças dos 0 aos 2 anos
    Moçambique lança Subsídio Para Crianças dos 0 aos 2 anos

    Moçambique lança Subsídio Para Crianças dos 0 aos 2 anos

    Foi lançado em Moçambique o Subsídio para Criança com o objectivo de reduzir a vulnerabilidade da criança, promover o seu desenvolvimento através da melhoria da sua saúde e dieta alimentar e acesso aos serviços socias básicos e protecção.

    21 Setembro 2018 Política Social, Pesquisas e Dados | Protecção da Criança e Social

    Partilhar
  • Mais de 500 milhões de crianças
    Mais de 500 milhões de crianças "incontáveis" vivem em países incapazes de medir o progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

    Mais de 500 milhões de crianças "incontáveis" vivem em países incapazes de medir o progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

    Os últimos dados sobre o progresso no desenvolvimento para as crianças mostram que mais de 500 milhões de crianças vivem em países onde os ODS estão rapidamente a tornar-se inatingíveis.

    10 Março 2018 Política Social, Pesquisas e Dados

    Partilhar
  • Moçambique lança Programa Conjunto para a Protecção Social

    "Pela igualdade de género e bem-estar social" - Moçambique lança Programa Conjunto para a Protecção Social

    O Programa Conjunto das Nações Unidas para a Protecção Social em Moçambique contará com o apoio técnico e financeiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em estreita coordenação e sob a liderança do MGCAS, com o financiamento do Departmento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID), do Governo da Suécia e do Governo do Reino dos Países Baixos.

    01 Março 2018 Política Social, Pesquisas e Dados | Protecção da Criança e Social

    Partilhar