Jovem mãe é apoiada com o planeamento familiar

Nissia tem 19 anos e quer ter tempo para cuidar bem de sua filha antes de ter outra criança. Ela decidiu optar por uma injecção que vai impedi-la de ficar grávida durante os três meses seguintes.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Uma grande multidão, principalmente mulheres com seus filhos pequenos, está reunida no povoado de Phacasse, no distrito de Changara. Os tambores estão batendo ritmos sofisticados enquanto as mães fazem fila para vacinar suas crianças, receber a suplementação com a vitamina A, fazer a desparasitação e a triagem da desnutrição aguda.

Jovem mãe é apoiada com o planeamento familiar
Nissia com sua nené Santa Maria, no lançamento da Semana Nacional de Saúde no distrito de Changara, aldeia Mazoe, Povoado de Phacasse,
© UNICEF Mozambique/2014/Kristine Dandanell Garn

Nissia veio participar no lançamento da Semana Nacional de Saúde e trouxe com ela a filha de 7 meses, Santa Maria, que está dormindo tranquilamente amarrada às suas costas com uma capulana colorida. Santa Maria é a primeira filha da Nissia, e esta, acha que a filha já tomou todas as vacinas necessárias. Mas, logo que ouviu falar sobre a Semana Nacional de Saúde na rádio local, ela trouxe a sua nené para receber a suplementação da vitamina A para fortalecer o seu sistema imunológico. A desparasitação só é fornecida à crianças com mais de 1 ano (12 meses).

Há um benefício adicional na participação da Nissia neste lançamento. Ela veio para assumir a responsabilidade de iniciar o planeamento familiar. Em Moçambique, as pessoas dizem 'para dar a luz', que é uma expressão de quanto os moçambicanos valorizam o nascimento de uma criança. Mas, às vezes, o estado de gravidez é também uma recompensa para as mães e suas famílias.

Nissia tem 19 anos e quer ter tempo para cuidar bem de sua filha antes de ter outra criança. Ela decidiu optar por uma injecção que vai impedi-la de ficar grávida durante os três meses seguintes. Como esta é a primeira vez que ela vai apanhar a injecção, a enfermeira aconselhou-a a aguardar até que a fila de mulheres e crianças ficasse mais curta, e, em seguida, a enfermeira iria ter mais tempo para fornecer o aconselhamento adequado.

Enquanto isso, a Nissia espera pacientemente sob a sombra de uma árvore, desfrutando da companhia de seus amigos e assiste à dança e música da tradição local Nhau. Essa movimentação cultural é parte da comemoração da Semana Nacional de Saúde.

O planeamento familiar permite aos pais escolherem quantos filhos querem e quando ter. O espaçamento de nascimento é importante para permitir que as mães se recuperem e tenha mais tempo para cuidar adequadamente os seus filhos pequenos. Isso protege a saúde e nutrição da mãe e da criança. O UNICEF apoia a Semana Nacional de Saúde, que inclui o fornecimento de vacinação de rotina à crianças dos 0-5 anos de idade, a suplementação com a vitamina A, a desparasitação e a triagem para a nutrição. Além disso, aos cuidadores de crianças são oferecidos serviços de planeamento familiar.

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

planeamento familiar

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.