Itália apoia o Programa Nacional de Combate ao HIV com o Governo de Moçambique e o UNICEF

Itália apoia o Programa Nacional de Combate ao HIV com o Governo de Moçambique e o UNICEF

A contribuição será de 1.500.000 dólares dos EUA para um pacote abrangente de serviços para reduzir a infecção pelo HIV em crianças e aumentar a cobertura do tratamento do HIV para crianças e adolescentes.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Maputo – O Governo Italiano, através da sua Agência de Cooperação para o Desenvolvimento, apoia o programa do Governo de Moçambique que beneficia da assistência do UNICEF que visa reduzir a infecção pelo HIV em crianças e aumentar a cobertura do tratamento do HIV para crianças e adolescentes. Isto contribuirá para a implementação do IV Plano Estratégico Nacional para a Resposta ao HIV em Moçambique.

Moçambique tem a terceira maior taxa de mulheres grávidas seropositivas na África subsariana e a oitava maior prevalência de HIV no mundo.

O Acordo de Projecto foi assinado hoje pelo Embaixador da Itália em Moçambique, S.E. Marco Conticelli, e pelo Representante do UNICEF, Sr. Marcoluigi Corsi. Segundo o acordo, o Governo Italiano vai apoiar os serviços de prevenção e tratamento de HIV/SIDA com uma contribuição de 1.500.000 dólares dos EUA (EUR 1,345,500).

De acordo com os últimos dados estatísticos, Moçambique tem a terceira maior taxa de mulheres grávidas seropositivas na África subsariana e a oitava maior prevalência de HIV no mundo, com uma em cada dez pessoas sendo afectada. A prevalência do HIV é 40 por cento maior nas mulheres do que nos homens e as raparigas adolescentes têm três vezes mais probabilidades de ser infectadas pelo vírus do que os adolescentes rapazes.

Este programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos em todas as idades, e ODS 5, Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas.

Em Moçambique, o UNICEF apoia o Sector da Saúde no sentido de eliminar a mortalidade infantil evitável. O UNICEF centra-se na redução da mortalidade de recém-nascidos, que actualmente representa mais de um terço de todas as mortes de crianças, e na melhoria do desempenho em comunidades insuficientemente servidas para garantir que todas as crianças possam beneficiar do desenvolvimento de Moçambique.

O UNICEF também apoia o Governo para melhorar a cobertura das intervenções de saúde infantil, incluindo o tratamento da desnutrição aguda, bem como a expansão do sistema de saúde, incluindo a implementação nacional do programa dos Agentes Polivalentes Elementares (APEs), actualmente atingindo mais de metade das comunidades localizadas a mais de 8 km das unidades de saúde existentes.

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

HIV/SIDA

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.