CURSO DE CURTA DURAÇÃO EM ÉTICA NA PESQUISA SOCIAL

CURSO DE CURTA DURAÇÃO EM ÉTICA NA PESQUISA SOCIAL

Departamento de Sociologia da Universidade Eduardo Mondlane e o UNICEF

Complexo Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane,

de 12 a 16 de Junho de 2017.

das 16:30 às 20 horas

 

MENU: Objectivos do Curso | Relevância do Curso | Estrutura e Duração do curso | Programa do Curso | Docentes | Certificado e Perfil Ocupacional do pós-graduado | Custos e materiais | Contactos | Inscrição

 

Clique no link para fazer a inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4aL_XS7hvK7FSqzhyH9qJhzT-VyB2psenOVLyiu7Hi-ov4g/viewform

Objectivos do Curso

 

O objectivo desta formação avançada é capacitar académicos e profissionais que actuam no campo da pesquisa social para gerir de forma ética todo o processo, desde o desenho da investigação até a publicação e divulgação dos resultados.

O Curso de Curta Duração em Ética na Pesquisa Social pretende contribuir para que as pesquisas realizadas no contexto moçambicano respeitem os padrões éticos internacionalmente estabelecidos.

Os objectivos específicos do curso são:

  • Conhecer os princípios, as normas nacionais e internacionais, as opções e os recursos para a ética na pesquisa social;
  • Compreender a relevância de processos de tomadas de decisões éticos no âmbito da pesquisa social;
  • Desenvolver a reflexividade para avaliar criticamente todas as etapas do processo de pesquisa à luz dos princípios éticos;
  • Adquirir uma disposição positiva em relação à formação continua acerca da ética na pesquisa

O currículo do curso, elaborado pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e UNICEF prevê módulos de carácter principalmente teórico (Princípios Básicos de Ética na Pesquisa, Ética na Pesquisa com Crianças e Grupos Vulneráveis, Quadro Legal e Institucional da Ética na Pesquisa) e módulos aplicados (Aplicações da Ética na Pesquisa Social).

 

 

Relevância do Curso

 

A implementação do Curso de Curta Duração em Ética na Pesquisa Social representa a oportunidade de formar uma massa crítica de investigadores capazes de realizar pesquisas sociais eticamente válidas, assim como de alimentar o debate acerca da ética na pesquisa social no contexto moçambicano. Contudo, a demanda por uma maior atenção às questões éticas na pesquisa social e a capacitação neste área não advém apenas da comunidade académica global, mas também das organizações internacionais presentes no país, como é o caso de UNICEF

 

 

Estrutura e Duração do curso

 

A duração prevista para o curso é de duas semanas, com aulas de 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira, no horário pós-laboral (16-20 horas).

 

SEMANA 1

Dia

 Horas

Módulo

Docente

12 Junho

16:30

Princípios Fundamentais da Ética em Pesquisa Ética e instrumentos de pesquisa

Andrea Rossi, UNICEF
Marija Manojlovic, UNICEF

20:00

13 Junho

16:30

Consentimento Informado Ética nas pesquisas sociais na área de saúde

Carla Braga, UEM

20:00

14 Junho

16:30

Ética na pesquisa com crianças e grupos vulneráveis

Elena Colonna, UEM

20:00

15 Junho

16:30

Quadro institucional da ética na pesquisa Submissão de protocolos e revisão ética

João Schwalbach, Comité Nacional, de Bioética para a Saúde

20:00

16 Junho

16:30

Ética da pesquisa social em síntese Exame e considerações finais

Elena Colonna, UEM
Andrea Rossi, UNICEF

20:00

 

Docentes

 

Andrea Rossi (UNICEF), coordenador do curso, é Especialista Senior de Politicas Socias, e responsável pela investigação e avaliação en UNICEF Mocambique. é o ex-diretor do programa Measurement and Human Rights en la Universidade de Harvard, Kennedy School of Government.

Elena Colonna (UEM), cordenador do curso, socióloga,doutorada em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (Portugal), é docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, onde lecciona nos cursos de licenciatura em Sociologia e em Serviço Social e no Mestrado em Sociologia Rural e Gestão do Desenvolvimento.

Carla Marilia Teofilo Braga (UEM),  Directora do do Mestrado em Antropologia Social, Departamento de Antropologia de la Universidade Eduardo Mondlane. É membra do Comité Nacional de Bioética para Saúde.

 

Certificado e Perfil Ocupacional do pós-graduado

 

Os participantes que superam o exame com uma classificação positiva terão direito ao Certificado de Conclusão do Curso de Curta Duração em Ética da Pesquisa Social, onde se reconhecem os conhecimentos e as competências adquiridas, o número de horas e créditos realizados e a nota final obtida..

Para o conseguimento do certificado do curso, é necessário:
- participar ao menos no 90% das aulas (36 horas);
- realizar e ter avaliação positiva nas exercitações em grupo;
- realizar e superar o exame final, que terá lugar no último dia do curso.

O graduado do Curso de Curta Duração em Ética na Pesquisa Social pode actuar na área da pesquisa em instituições de ensino superior, centros de pesquisa, empresas de consultorias, organizações governamentais e não-governamentais nacionais e internacionais. O graduado pode actuar nestas entidades na qualidade de investigador, de gestor/supervisor da pesquisa, assim como de membro do comité de ética

 

Custos e materiais

 

O valor de inscrição ao curso é de 6000 meticais.

Os estudantes matriculados na UEM e todos os profissionais nacionais poderão concorrer para valores de inscrição reduzidos.

  • Estudantes da UEM ou de outra universidade mocambicana: 1500 MT
  • Docentes da UEM: 2000 MT
  • Profissionais moçambicano: 3000 MT

Todos os participantes terão acesso à bibliografia essencial em formato físico e a um conjunto de materiais básicos e complementares em formato digital.

 

Contactos

 

Para mais informações, pode escrever para eticapesquisasocial@gmail.com ou dirigir-se para a secretaria do Departamento de Sociologia, no Campus Principal da UEM (Edifício do Centro de Estudos Africanos, R/C, ao lado do Centro Social).

 

CURSO DE CURTA DURAÇÃO EM ÉTICA NA PESQUISA SOCIAL