Henrietta Fore é a nova Directora Executiva do UNICEF

Claudio Fauvrelle
Partilhar

 

Henrietta Fore
"Sinto-me muito honrada por me juntar a uma organização tão notável, que conheço e admiro há muitos anos, e espero continuar o trabalho do UNICEF para ajudar a salvar a vida das crianças, lutar pelos seus direitos e ajudá-las a alcançar o seu potencial", disse a Sra. Fore. © UNICEF/UN0154449/Nesbitt

NOVA IORQUE - Henrietta Fore assumiu a partir de 01.01.2018 o seu cargo como sétima Directora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A Sra. Fore traz para este posto mais de quatro décadas de experiência na liderança do sector privado e público.

 

"Sinto-me muito honrada por me juntar a uma organização tão notável, que conheço e admiro há muitos anos, e espero continuar o trabalho do UNICEF para ajudar a salvar a vida das crianças, lutar pelos seus direitos e ajudá-las a alcançar o seu potencial", disse a Sra. Fore.

 

O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, designou a Sra. Fore como Directora Executiva do UNICEF após consultas ao Conselho de Administração do UNICEF.

 

Antes de assumir este cargo, a Sra. Fore, cidadã americana, desempenhou a função de Presidente do Conselho de Administração e Directora Executiva da Holsman International, uma empresa de produção e investimento. De 2007 a 2009, a Sra. Fore, foi Administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Directora da Assistência Externa dos Estados Unidos, no Departamento de Estado. De 2005 a 2007, a Sra. Fore foi Subsecretária de Estado para a Administração, Directora de Operações do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Antes disso, ela foi a 37ª Directora da Casa da Moeda dos Estados Unidos, cargo que ocupou de 2001 a 2005. No início da sua carreira, na USAID, foi nomeada Administradora Assistente para Ásia e Administradora Assistente de Empresas Privadas (1989-1993). Ela também pertenceu ao Conselho da Overseas Private Investment Corporation (Corporação para Investimentos Privados no Exterior) e do Millennium Challenge Corporation (Corporação de Desafios do Milénio).

 

Além do seu serviço governamental, a Sra. Fore desempenhou cargos de liderança em várias organizações da sociedade civil, incluindo a de co-presidente global da Sociedade da Ásia e estabeleceu ligações com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, o Instituto Aspen, o Comité de Fomento da Filantropia Empresarial e o Centro de Desenvolvimento Global.

 

A Sra. Fore também exerceu vários cargos de liderança no sector empresarial, actuando nos conselhos de administração de várias empresas públicas internacionais dos Estados Unidos e participou activamente na promoção das melhores práticas no sector empresarial (corporativo) - inclusive como co-presidente da Women Corporate Directors. Em 31 de Dezembro de 2017, a Sra. Fore terá renunciado a todos os compromissos externos nos Conselhos de Administração.

 

A Sra. Fore possui uma Licenciatura em História do Wellesley College e possui o Grau de Mestre em Ciências de Administração Pública pela Universidade do Norte do Colorado. Ela é casada e tem quatro filhos.


Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Henrietta Fore

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.