Graça Machel dialoga com adolescentes sobre a situação da criança

Graça Machel dialoga com adolescentes sobre a situação da criança

"Estou muito feliz por ter tido esta conversa com vocês. É muito bom ver adolescentes a exercerem o seu direito de participação nos assuntos que vos dizem respeito. As crianças e adolescentes tem desenvolvido muito estes anos, estou muito feliz," disse a Graça Machel.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Graça Machel, Fundadora da Graça Machel Trust (GMT) e Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunicade (FDC), dialogou com cerca de duas dezenas de adolescentes sobre a situação dos adolescentes no país, tendo na ocasião auscultado as suas preocupações e pontos de vista sobre as intervenções prioritárias no país, no quadro da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro teve lugar nas instalações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Maputo, tendo participado adolescentes líderes de vários grupos incluindo produtores de programas de rádio e televisão de criança para criança, Parlamento Infantil, Clube das Raparigas e Escola de Liderança, entre outros.

"Tivemos espaço para apresentar as nossas preocupações e visões como adolescentes. Tenho a certeza de que fomos escutados", disse Mardel Juma, 15 anos de idade. "Esperamos que se faça seguimento das nossas preocupações e opiniões e que nos envolvam activamente na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável", enfatizou Dilson dos Santos, 16 anos. 

Graça Machel faz parte do painel de personalidades a nível mundial nomeados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas para liderarem a advocacia para a implementação dos ODS, e comprometeu-se a destacar a voz e os pontos de vista das crianças e dos adolescentes nas suas acções de advocacia e sensibilização pública no país. O encontro realizado no dia 27 de Junho de 2016 constituiu ocasião para esclarecer aos jovens líderes sobre a importância e implicações dos ODS a nível global e em particular para Moçambique.

"Os adolescentes são membros iguais da sociedade, fontes de esperança num futuro que vale a pena investirmos", disse Graça Machel. Ela acrescentou ainda que as opiniões dos adolescentes devem ser levadas em conta por todos os intervenientes no país e que as necessidades expressas pelo grupo representado no encontro vão ajudar a informar melhor a abordagem comum de advocacia da GMT e UNICEF no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Graça Machel Trust (GMT) e o UNICEF a nível regional firmaram uma Parceria em que se definem as bases da relação institucional entre as duas organizações no atendimento aos desafios enfrentados pelas crianças nos países envolvidos e acções necessárias para responder-se aos mesmos desafios, em particular a alocação de recursos nacionais.

“Esta visita da Sra Graça Machel e sua interacção com o UNICEF Moçambique, crianças, diversos parceiros de cooperação e o Governo de Moçambique, irá expandir o nosso trabalho conjunto de advocacia e monitoria das políticas e práticas públicas e privadas, a nível central e provincial, em particular nas áreas críticas para os adolescentes como o casamento prematuro, a violência, o HIV, a educação e a participação,” disse o Representante do UNICEF Marcoluigi Corsi.

A Parceria é válida para o período de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2016. As duas entidades estão engajadas para alcançarem mudanças em prol das crianças, em pelo menos seis países da Região. Em 2015 os países iniciando a implementação do Projecto incluiam o Malawi, Moçambique, a Tanzania e a Zâmbia, seguindo-se em 2016 a Etiópia e a República da África do Sul.

O programa de cooperação entre a GMT e o UNICEF envolve três áreas fundamentais: Advocacia junto aos sectores públicos e privados para a realização dos direitos das crianças; Monitoria das políticas e programas sobre as crianças; Capacitação institucional de organizações da sociedade civil para o seu engajamento reforçado no que tange à agenda sobre os direitos das crianças.


Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

adolescentes

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.