Governo de Moçambique, Telefonia Móvel, FNUAP e UNICEF investem na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes

Governo de Moçambique, Telefonia Móvel, FNUAP e UNICEF investem na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes

Jovem conecta-te ao SMS Biz! Envia um SMS com a palavra “juntar“ para o 9 22 22. Juntos por uma Saúde Sexual e Reprodutiva responsável e segura

Claudio Fauvrelle
Partilhar

sms biz u-reportMaputo, Moçambique – O Ministério da Juventude e Desportos, o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Moçambique Celulares (Mcel), a Movitel e a Vodacom, S.A. assinaram Memorandos de Entendimento para renovar o seu compromisso no âmbito da Iniciativa SMS BIZ / U-Report. Esta iniciativa visa providenciar informação actualizada e aconselhamento personalizado aos adolescentes e jovens sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção do HIV através de uma ferramenta de tecnologia para o desenvolvimento.

A Iniciativa SMS BIZ / U-Report enquadra-se no Programa Geração Biz (PGB), liderado pelo Ministério da Juventude e Desportos e conta com a colaboração do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Combate ao SIDA, assim como o apoio da Associação Coalizão e as agências das Nações Unidas -- FNUAP e UNICEF.

“Estes esforços conjuntos complementam a estratégia de modernização e revitalização do PGB  que estão sendo implementadas através dos Projectos SMS BIZ, MoBIZ e Rapariga BIZ” disse Alberto Nkutumula Ministro da Juventude e Desportos. “Ao mesmo tempo, tiram proveito das novas tecnologias de comunicação em prol da saúde sexual e reprodutiva dos mais de 8 milhões de jovens em Moçambique” enfatizou o Ministro.

As partes envolvidas reafirmaram, então, o compromisso de utilizarem as suas vantagens comparativas para a implementação desta Iniciativa, numa fase piloto, de Outubro de 2015 a 31 de Dezembro de 2016. Durante essa fase, a plataforma tecnológica conhecida como U-Report, foi testada e já alcançou mais de 90.000 adolescentes e jovens em 5 províncias (Maputo cidade, Maputo Provincia, Gaza, Nampula e Zambezia). Essa plataforma foi concebida pelo UNICEF, a nível global, e está a ser utilizada em 36 países. Ela permite visualizar e responder a todas as mensagens através de conselheiros. Em todo o mundo já temos mais de 2 milhões de adolescentes e jovens registados no U-Report e, em Moçambique, prevemos atingir 450.000 beneficiários até 2020.

O Instituto Nacional de Comunicação disponibilizou gratuitamente, para esta iniciativa SMS Biz, o número dedicado 9 22 22, e as empresas de telefonia móvel Mcel, Movitel e Vodacom disponibilizaram pacotes de SMS bonificados para o envio e recepção de mensagens no âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa.

Sobre o SMS BIZ/U-Report

A iniciativa SMS BIZ utiliza a plataforma para gestão de mensagens SMS U-Report, concebida pelo UNICEF e lançada em mais de 15 países. SMS BIZ visa promover o aconselhamento dos adolescentes e jovens entre os 10 a 24 anos de idade sobre a sua Saúde Sexual e Reprodutiva e a prevenção do HIV.

SMS Biz utiliza a plataforma U-Report, que é um sistema de monitoria social de SMS grátis que promove a participação e o aconselhamento dos jovens e adolescentes sobre a saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/SIDA. SMS Biz foi desenhado para ajudar os jovens e adolescentes a expressarem os problemas por eles enfrentados nas comunidades e auxiliar na consolidação de respostas para esses problemas. 

Visita www.smsbiz.co.mz para aprender mais.

Assista: Como o SMS BIZ/U-Report está a mudar a vida dos adolescentes em Moçambique



Assista: Governo e as três operadoras assinam acordo no contexto do SMS BIZ/U-Report (TVM1)

 

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

adolescentes

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.