Fair 'n Square: Um mundo justo e igual para todas as crianças e todas as pessoas

Fair 'n Square: Um mundo justo e igual para todas as crianças e todas as pessoas

Nova página na Internet http://fairnsquare.unicef.org.mz

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Maputo - Com apoio financeiro da Delegação da União Europeia em Moçambique, a Handicap International, uma organização não-governamental que opera em Moçambique, iniciou em 2009 um projecto com o objectivo de garantir o acesso de Pessoas com Deficiência aos serviços sociais e de saúde em Maputo e na Matola.

Em 2011, foi lançado o Serviço de Informação, Orientação e Acompanhamento Social (SIOAS) para abranger pessoas com deficiência, principalmente através das suas brigadas móveis, em 35 dos bairros mais pobres de Maputo, Matola. Ao identificar pessoas com deficiência e trabalhar directamente com as suas famílias e comunidades, o SIOAS ajuda a capacitá-las. A sua situação é avaliada e são identificados obstáculos e oportunidades. O SIOAS ajuda as pessoas com deficiência e as suas famílias a identificar e implementar soluções sustentáveis que respondam às suas necessidades específicas identificadas.

Desde 2012, graças à contribuição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projecto direccionou o seu foco particularmente às crianças com deficiência.  

Desde o início do projecto, os activistas do SIOAS identificaram 8.702 pessoas vulneráveis, das quais 2.124 são crianças com deficiência, sendo 43% raparigas, e as encaminharam para os serviços apropriados. 10.434 familiares foram sensibilizados e envolvidos na resposta. 250 crianças deficientes estão a receber dispositivos auxiliares, nomeadamente cadeiras de rodas, muletas e andarilhos.

Esta iniciativa, que conta com a colaboração do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e da Rede para a Assistência às Vítimas de Minas (RAVIM), passará a contar com uma página da internet, a partir de 3 de Dezembro de 2017, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no endereço http://fairnsquare.unicef.org.mz.

Com esta página da Internet, o UNICEF e Handicap International levam-nos a efectuar uma viagem única através de Moçambique, introduzindo-nos a realidades e destinos raramente vistos ou ditos, da vida oculta de crianças com deficiência.

Através das histórias destas crianças e do filme de animação, esta página da Internet ilustra o valor acrescentado pelo SIOAS: um trabalho de proximidade realizado em conjunto entre as autoridades e os activistas nas comunidades, que permite atingir as pessoas mais vulneráveis da sociedade, em particular as pessoas com deficiência, e conjugar esforços para que a sociedade se torne mais inclusiva. 

Este ano, tem 3 SIOAS operacionais em Maputo, Matola e Beira. O modelo também será testado em Tete e Nampula nos próximos anos, antes de se tornar um serviço oficial em todo o país para todas as pessoas vulneráveis, independentemente da condição de deficiência.

Venha juntar-se a nós nesta viagem, visitando http://fairnsquare.unicef.org.mz

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Children with Disability

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.