Cuidando do Pai com Deficiência

Cuidando do Pai com Deficiência

Favorito tem cinco anos de idade e vive em Ribáuè, uma vila da província de Nampula, no norte de Moçambique. Seu pai Bernardo nasceu com uma deficiência física e portanto, não pode andar.

Claudio Fauvrelle
Partilhar
Favorito tem cinco anos de idade e vive em Ribáuè, uma vila da província de Nampula, no norte de Moçambique. Favorito gosta de brincar com os seus amigos, mas tem sempre o cuidado de não o fazer muito longe da sua casa. Geralmente, não passa muito tempo sem que o seu pai Bernardo o chame, para o ajudar. Por isso, Favorito tenta permanecer sempre por perto.

Saneamento e deficiência em Moçambique
Agora que a família tem uma latrina melhorada e adequada, as coisas são diferentes. Bernardo pode usar a latrina sozinho, sem pedir apoio do seu filho de cinco anos de idade. © UNICEF/MOZA2014-00111/Alexandre Marques
Mesmo quando Favorito quer brincar mais com os amigos, sabe que o pai precisa da sua ajuda especialmente enquanto a mãe trabalha na machamba durante o dia. Bernardo nasceu com uma deficiência física e portanto, não pode andar. Ele enfrenta muitas dificuldades no seu dia-a-dia e o ambiente à sua volta apresenta muitos obstáculos.

Quando Favorito não está próximo para empurrar a cadeira de rodas, Bernardo usa as próprias mãos para arrastar-se pela casa e pelo quintal. Um dos momentos cruciais em que necessita de assistência é quando tem que usar a latrina. A porta estreita da sua latrina, não permitia ao Bernardo ir com a sua cadeira de rodas em todo o percurso e por isso, Favorito tinha que ajudá-lo.

Agora Bernardo pode passar através de uma porta mais larga e usar as barras de apoio para levantar-se até à latrina, sem sobrecarregar o seu filho de cinco anos de idade. O sanitário foi especialmente concebido para atender às suas necessidades. Aumentou a sua liberdade de circulação e acesso, mas também devolveu o seu sentido de dignidade. Ele não é mais dependente do seu filho pequeno para os seus cuidados básicos. Tão ou mais importante, libertou o Favorito para fazer as coisas que mais gosta e precisa de fazer: brincar com os amigos e ir à escola.


PROGRAMA DE ÁGUA, SANEAMENTO E HIGIENE NAS VILAS DA PROVÍNCIA  DE NAMPULA

Um dos objectivos do Programa de Água, Saneamento e Higiene nas vilas da Província de Nampula – foi providenciar o saneamento seguro para 10.000 pessoas nas vilas de Ribáuè e Rapale - incluindo às pessoas com deficiência. Através da cooperação com parceiros da sociedade civil, comunidades e sector privado, foram desenvolvidas e construídas localmente, infraestruturas de saneamento acessíveis que por sua vez, foram fornecidas aos beneficiários. As experiências adquiridas através desta área específica do programa, irão contribuir para um aumento global da consciencialização sobre a inclusão nas intervenções de água e saneamento e, em última instância, criar modelos para replicação em projectos de saneamento em todo o país.


SOBRE O NAMWASH

Implementado em cinco vilas da província de Nampula desde 2012, o Programa de Água, Saneamento e Higiene na província de Nampula ou NAMWASH é uma parceria entre o Governo de Moçambique através da Administração de Infra-Estruturas de Água e Saneamento (AIAS), UNICEF e o Governo da Austrália. O programa respondeu aos baixos resultados verificados na área de saúde, aumentando o acesso à água potável, saneamento eficaz e à promoção de práticas adequadas de higiene. Estes resultados foram conseguidos através de investimentos feitos em infra-estruturas de abastecimento de água, que incluíram a reabilitação e construção de sistemas de abastecimento de água que incluem estação de tratamento de água, tubagens de adução e distribuição e ligações domiciliares e fontenários, abrangendo também infraestruturas para saneamento e higiene, tais como latrinas, urinóis e sistemas de lavagem das mãos.

Ler a seguir: Promovendo o Saneamento nas Vilas de Moçambique


Para mais informações, favor contactar:

Gabriel Pereiria
Tel +258 481 100
email: maputo@unicef.org

Subscrever ao boletim

saneamento e deficiência

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.