Crianças lideram instituições no Dia Mundial da Criança

Crianças lideram instituições no Dia Mundial da Criança

A 20 de Novembro, celebridades e personalidades de renome mundial vão unir-se ao UNICEF para dar a voz aos mais desfavorecidos.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

NOVA IORQUE  – Dentro de um mês, as crianças do mundo inteiro estarão assumindo papéis de primeiro plano nos órgãos de comunicação social, na vida política, no desporto e no mundo do entretenimento para exprimir o seu apoio a milhões de seus pares que não podem ir à escola, que não são protegidos e estão deslocados, disse hoje (24.10) o Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF). Esta “tomada de poder”, prevista para 20 de Novembro, marca o aniversário da adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança e a mobilização por ocasião do primeiro Dia Mundial da Criança.

Em Moçambique as crianças irão participar na disseminação de mensagens criadas por elas nos órgãos de comunicação social.

"De Auckland à Amã e de Nova Iorque à N'Djamena, queremos que as crianças façam campanha nas suas escolas e comunidades para ajudar a salvar a vida de outras crianças, que lutam pelos seus direitos e por poderem realizar o seu potencial", explica Justin Forsyth, Director Executivo Adjunto do UNICEF. "O Dia Mundial da Criança será um dia para crianças, por crianças".

Na véspera do dia 20 de Novembro, o UNICEF convida crianças de todo o mundo a se manifestarem contra o bullying (intimidação), a discriminação e a injustiça. Apesar do enorme progresso alcançado nas últimas décadas, de acordo com os dados mais recentes:

·         385 milhões de crianças vivem em extrema pobreza.

·         264 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola.

·         5,6 milhões de crianças menores de cinco anos morreram no ano passado de causas evitáveis.

Para ajudar a dar voz aos milhões de crianças cujas vozes permanecem sem ser ouvidas, celebridades e líderes mundiais estão a dar o seu apoio à iniciativa, incluindo:

·         O Embaixador de Boa Vontade do UNICEF, David Beckham, questionará as crianças do mundo sobre a sua visão sobre o mundo numa curta-metragem que será difundida por ocasião do Dia Mundial da Criança.

·         O grupo de música francês Kids United lançará um novo e entusiasmante vídeo clipe musical gravado para o UNICEF e o Dia Mundial da Criança.

·         “Tomada de poder” de governos, do desporto e de espectáculos terão lugar através do mundo, com a participação do lendário jogador de críquete Sachin Tendulkar, do futebolista espanhol e capitão do New York City FC David Villa, do actor sul-coreano e Embaixador Nacional Ahn Sung-ki, a Fundação Lego e da Qantas.

·         A actriz Dafne Keen da Logan e Isabela Moner da Transformers: The Last Knight e Nickelodeon irão juntar-se a 150 crianças para assumir a Sede das Nações Unidas, onde os cantores, compositores e músicos Chloe x Halle apresentarão uma faixa especialmente escrita para marcar o dia.

"Estamos pedindo que as crianças façam parte, on-line e off-line, para um mundo onde cada criança possa sobreviver e crescer com boa saúde, instruída e protegida contra maus tratos", acrescenta Forsyth.

Nas escolas de todo o mundo, as crianças vão "conquistar" salas de aula e de assembleias para fazer escutar suas vozes e angariar fundos para os problemas enfrentados pelos seus pares em todo o mundo, como a migração, os casamentos prematuros e a falta de escolarização.

Actores e filantropos Debora-lee Furness e Hugh Jackman apoiarão um evento majestoso visando a arrecadação de fundos da Move the World - Workout for Water (Movimentem o mundo, façam exercício a favor da Água) a ter lugar em ginásios de mais de 100 países. No dia 18 de Novembro, instrutores e adeptos do ginásio poderão participar para ajudar as crianças e as suas famílias a ter acesso à água potável, aos cuidados de saúde e a alimentos nalguns países mais pobres do mundo.

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Dia Mundial da Criança

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.