Coordenadora do Movimento Expandindo a Nutrição e Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas visita Moçambique

Coordenadora do Movimento Expandindo a Nutrição e Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas visita Moçambique

A Coordenadora do Movimento Expandindo a Nutrição - Scaling Up Nutrition (SUN) – e Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sra. Gerda Verburg, encontrou-se com altos oficiais do Governo de Moçambique e outros atores-chave no âmbito da nutrição para discutir os progressos no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da fome e eliminação da malnutrição no país, como pate dos esforços globais de advocacia e mobilização para eliminar a malnutrição até 2030.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

MAPUTO – A Coordenadora do Movimento Expandindo a Nutrição - Scaling Up Nutrition (SUN) – e Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sra. Gerda Verburg, encontrou-se com altos oficiais do Governo de Moçambique e outros atores-chave no âmbito da nutrição para discutir os progressos no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da fome e eliminação da malnutrição no país, como parte dos esforços globais de advocacia e mobilização para eliminar a malnutrição até 2030. A Sra. Verburg está a visitar os países da África Austral e Oriental membros do Movimento SUN para discutir como aumentar os esforços que garantam uma boa nutrição para todos, certificando-se de que ninguém é deixado para trás.

Em 2011, a República de Moçambique aderiu ao Movimento SUN, um esforço único e voluntário, baseado no princípio de que todos devem gozar do direito à boa nutrição. Actualmente, o Movimento SUN inclui 59 países, 3 estados indianos e mais de 3.000 organizações da sociedade civil, empresas, doadores e agências do Sistema das Nações Unidas, em apoio aos esforços multissetoriais e multilaterais dirigidos pelo governo para combater a desnutrição.

A Sra. Verburg actua como Coordenadora do Movimento SUN desde sua nomeação pelo ex-Secretário-Geral, Ban Ki-moon, em Agosto de 2016. Ela felicita a abordagem multissetorial de Moçambique na luta contra a desnutrição e a liderança do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar no acolhimento da plataforma de actores-chave como mecanismo de coordenação no âmbito do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN).

“Asseguro-vos do empenho de Sua Excelência o Presidente de acabar com a desnutrição em Moçambique, estamos prontos para dinamizar a capacidade do país para combater a fome”, afirmou o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Sr. José Pacheco.

Acredito no compromisso do Governo de Moçambique de acabar com a fome e garantir uma boa nutrição para todos.

Nas suas observações, a Sra. Verburg frisou que o ano de 2017 traz muitas oportunidades para transformar o compromisso em acção. Em Moçambique, esforços sem precedentes geraram mudanças reais, mas ainda há muito a fazer. “Acredito no compromisso do Governo de Moçambique de acabar com a fome e garantir uma boa nutrição para todos, como parte dos esforços do país para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, afirmou ela.

Esta visita é organizada pelo Governo de Moçambique em conjunto com o Sistema das Nações Unidas no país. A Sra. Verburg aguarda com expectativa a continuidade da sua missão amanhã, em que terá a oportunidade de encontrar-se com Agentes de Mudança no âmbito da nutrição no país, incluindo a Primeira Dama, músicos famosos, Ministros e líderes religiosos que estão usando sua voz para disseminar mensagens em prol de uma melhor nutrição para uma nação mais forte, mais saudável e mais próspera.


A Sra. Gerda Verburg é Coordenadora do Movimento Expandindo a Nutrição - Scaling Up Nutrition (SUN) – e Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas. Ela é uma ex-parlamentar e ex-Ministra da Agricultura, Meio Ambiente e Qualidade alimentar do Reino dos Países Baixos; e tem uma longa carreira ao serviço das Nações Unidas, incluindo a liderança na Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e no Comitê das Nações Unidas sobre Segurança alimentar. Desde 2011 é Representante Permanente do Reino dos Países Baixos às Organizações das Nações Unidas sediadas em Roma (FAO, PMA e IFAD).


 

Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Nutrição

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.