Convite para apresentação de trabalhos científicos

Conferência Internacional


Evidências sobre o Bem-Estar das Crianças e dos Adolescentes
em Moçambique: Pesquisas, Políticas e Práticas

Quelimane, Moçambique
6-8 de NOVEMBRO  de 2018


UNICEF e UP

 Evidências sobre O Bem-Estar das Crianças e dos Adolescentes em Moçambique: Pesquisas, Políticas e Práticas

Descarregue a versão em PDF

Objectivos da Conferência:

A conferência internacional sobre evidências do bem-estar das crianças, adolescentes e famílias em Moçambique visa reunir estudiosos e profissionais que elaboram políticas para partilhar abordagens inovadoras,  lições, informação de políticas e estimular o debate nacional sobre questões críticas relacionadas com as crianças e adolescentes no país. Deste modo, a conferência irá :

  • Providenciar uma plataforma interdisciplinar de intercâmbio com foco na inovação, tendências, desafios práticos e soluções identificadas;
  • Ajudar a contextualizar as recentes pesquisas e evidências globais em relação ao recente desenvolvimento socioeconómico do país;
  • Facilitar a partilha de resultados de pesquisas realizadas por estudiosos internacionais em Moçambique para que as evidências geradas sejam devolvidas ao país; e
  • Reforçar a relação entre as pesquisas e a formulação de políticas na área de políticas sociais e serviços para crianças e adolescentes em Moçambique.

 

Contribuições

Pesquisadores experientes, pesquisadores em início de carreira bem como,  profissionais que lidam com políticas, são convidados  a  inscreverem− se para participarem com apresentações individuais, temáticas e em painéis sobre os seguintes temas:

  • DPI e educação pré-escolar
  • Saúde infantil (doenças da infância e HIV /SIDA)
  • Nutrição infantil
  • Políticas de proteção à criança
  • Urbanização e cidades amigas da criança
  • Água e Saneamento
  • Ética e pesquisa com crianças
  • Bem-estar da criança no contexto da cultura e normas
  • Pobreza infantil
  • Finanças públicas para crianças

 

Podem ser propostos tópicos adicionais.

Os candidatos serão convidados a especificar  no formulário de inscrição o formato da apresentação escolhida. As contribuições devem representar pesquisas originais  e não publicadas, em estágio de conclusão ou de finalização de resultados. Também serão considerados documentos que apresentem pesquisas em curso ou planeadas com abordagens metodológicas particularmente inovadoras.

 

Procedimento de  submissão

A conferência destina-se aos pesquisadores e profissionais das comunidades académicas, governamentais e de desenvolvimento. As mulheres são encorajadas a candidatarem-se,  assim como  participantes  moçambicanos. A conferência será realizada em inglês e português e estará disponível  tradução simultânea.

Os participantes interessados devem preencher o formulário de inscrição on-line que pode ser acedido em  https://goo.gl/1qrior, e submeter um resumo relacionado com um dos temas da conferência acima indicados, com o máximo de 500 palavras. O resumo deve incluir a questão de pesquisa, os principais métodos e dados utilizados, constatações principais ou antecipadas e as implicações políticas da pesquisa.

Datas importantes:

1 de Junho:    Prazo para o envio dos resumos
8 de Junho:    Confirmação dos documentos aceites
10 de Outubro:   Apresentações em PowerPoint  a serem submetidas ao Secretariado

 

Procedimentos da conferência

Todos os trabalhos da  conferência vão ser revistos por pares e os melhores serão considerados para publicação na série de documentos de trabalho do UNICEF− Moçambique, num  formato determinado pelos organizadores.

 

Apoio  financeiro e subsídio de  viagem

Os organizadores da conferência irão cobrir o custos de alojamento e  refeições durante o período da conferência para um apresentador principal registado por documento aceite.

O comité  de seleção também vai premiar dez dos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes de  doutoramento e  pesquisadores em  início de carreira  (inscritos em programas pós-doutoramento de Moçambique) e cinco de pesquisadores internacionais, sob a forma de um subsídio de viagem que cobre despesas de viagem para e de Quelimane−  Moçambique e, sujeito aos procedimentos da ONU. Será dada preferência aos pesquisadores em início de carreira de países em desenvolvimento. Pelo menos 50% dos subsídios serão garantidos para mulheres apresentadoras .

Os critérios de seleção para os melhores trabalhos  incluem:

  • Clareza conceptual,
  • Inovação e,
  • Relevância política.

Não há taxas a serem pagas na conferência, mas é necessário que se faça o registo. A todos os apresentadores selecionados serão enviadas instruções adicionais sobre o registo na conferência.

 

Coordenadores da conferência

A conferência é organizada pelo UNICEF− Moçambique e pela Universidade Pedagógica de Quelimane em colaboração com outras universidades e centros de pesquisa.

Presidência da  conferência:

  • Andrea Rossi, UNICEF
  • Dulce Pereira, Universidade Pedagógica Quelimane

Para questões adiconais contacte : childconfmoz@gmail.com