Campanha sobre importância da lavagem das mãos sensibiliza crianças

Campanha sobre importância da lavagem das mãos sensibiliza crianças

“Antes, eu soprava e limpava as frutas com as mãos. Às vezes arrancava mangas da árvore e esfregava na minha roupa, e não lavava as mãos com água e sabão. Mas, agora já compreendo a importância da lavagem dos alimentos e das mãos com sabão… é para prevenir doenças, diz Nilza Chongo, de 12 anos.”

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Magude, Província de Maputo – “Antes, eu soprava e limpava as frutas com as mãos. Às vezes arrancava mangas da árvore e esfregava na minha roupa, e não lavava as mãos com água e sabão. Mas, agora já compreendo a importância da lavagem dos alimentos e das mãos com sabão… é para prevenir doenças,” diz Nilza Chongo, de 12 anos.

Campanha sobre importância da lavagem das mãos sensibiliza crianças
“Antes, eu soprava e limpava as frutas com as mãos. Mas, agora já compreendo a importância da lavagem dos alimentos e das mãos com sabão...é para prevenir doenças,” diz Nilza Chongo, de 12 anos. © UNICEF mozambique/2015/cremildo assane

Nilza é a mais nova dentre os quatro filhos da casa, todos vivendo com os seus pais. Frequenta a 7ª classe na Escola Primária Completa (EPC) de Magude.

A sua escola acolheu a cerimónia central do Dia Mundial da Lavagem das mãos, 15 de Outubro, durante a qual, o Ministério da Saúde (MISAU), apoiado pelo UNICEF, lançou uma campanha “A saúde está nas tuas mãos”, no quadro da semana nacional de saúde e despiste de doenças nas escolas.

Nesse evento, Neyma, Embaixadora Nacional do UNICEF, fez uma intervenção apelando a cerca de 1000 crianças e aos adultos presentes sobre as melhores prácticas de higiene, particularmente, os cuidados a ter com alimentos antes de cozinhar e ingeri-los. Ouvindo isso, Nilza reflectiu e prometeu para si mesma corrigir o seu comportamento que a expunha ao risco de infecção de doenças diarreicas e não só.

“Agora percebo que as moscas podem pousar nas fezes deixadas ao ar livre por pessoas e trazer bichinhos com doenças para a nossa comida”, diz Nilza apreensiva.

 “No intervalo das aulas, tenho comido bolinhos e frutas à venda fora do recinto escolar, sem lavar as mãos com água e sabão. Não volto mais fazer isto, porque já sei que ou a comida ou a minha mão podem estar contaminadas e eu posso ter dores de barriga, diarreias incluindo a cólera e outras doenças.”

Com efeito, segundo o Comunicado Conjunto do MISAU e UNICEF, a lavagem das mãos com sabão ou cinza é uma das mais importantes intervenções de saúde pública no mundo, e é uma das formas mais eficazes e baratas para prevenir diarreias e pneumonias.

Este comportamento simples pode salvar vidas, pois diminui a ocorrência de diarreia por quase metade e as infecções respiratórias agudas por quase um quarto. A lavagem das mãos com sabão ou cinza têm impacto não apenas na saúde e nutrição, mas também na educação, economia, e equidade do género.

A campanha “A saúde está nas tuas mãos” decorre em todo o território nacional, do dia 15 de Outubro até ao dia 19 de Novembro, Dia Mundial da Latrina. Trazer Vermes, germes, que tem doenças.

Ler a seguir: “Teatro de Mão” convence aluno a lavar suas mãos


Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

lavagem das mãos

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.