Assinatura de MdE com as empresas de telefonia móvel, no âmbito da “Iniciativa SMS BIZ”

A assinatura de Memorandos de Entendimento com as empresas de telefonia móvel Mcel, Movitel e Vodacom, no âmbito da “Iniciativa SMS BIZ” representa um passo em frente na realização dos direitos dos adolescentes e jovens moçambicanos a viverem com melhores oportunidades de alcançar os seus direitos mais fundamentais, acedendo à informação e aconselhamento personalizado sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção do HIV através de uma ferramenta de tecnologia para o desenvolvimento.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

O QUÊ: Cerimónia de assinatura de Memorandos de Entendimento com as empresas de telefonia móvel (Mcel, Movitel e Vodacom), no âmbito da “Iniciativa SMS BIZ”

QUEM: Alberto Nkutumula, Ministro da Juventude e Desportos
Felícia Nhama, Responsável pela Responsabilidade Social Corporativa, Mcel
Dat Tran, Representante da Movitel
Ana Paula Zandamela, Responsável pela Responsabilidade Social Corporativa, Vodacom
Bettina Mass, Representante do FNUAP
Marcoluigi Corsi, Representante do UNICEF

QUANDO: Dias 23 e 24 de Outubro de 2015

ONDE: Ministério da Juventude e Desportos – 23 de Outubro – 10:00-11:30 
Escola Secundária Francisco Manyanga – 24 de Outubro – 09:00

PORQUÊ:
A assinatura de Memorandos de Entendimento com as empresas de telefonia móvel Mcel, Movitel e Vodacom, no âmbito da “Iniciativa SMS BIZ” representa um passo em frente na realização dos direitos dos adolescentes e jovens moçambicanos a viverem com melhores oportunidades de alcançar os seus direitos mais fundamentais, acedendo à informação e aconselhamento personalizado sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção do HIV através de uma ferramenta de tecnologia para o desenvolvimento.

Nestes memorandos definem-se com clareza os papéis, as obrigações e as responsabilidades das Nações Unidas e das empresas de telefonia móvel no apoio ao Governo de Moçambique nos seus esforços de implementação da iniciativa SMS BIZ.

Apesar dos esforços do Governo, em Moçambique, ainda há desafios para elevar o conhecimento sobre saúde reprodutiva e sexual e prevenção do HIV a nível de cada adolescente e jovens moçambicanos, devido a factores sócio-económicos, culturais e desigualdades de género que impedem a realização dos direitos dos adolescentes e jovens.

Moçambique é um dos países africanos mais assolados pelo HIV/SIDA com aproximadamente 1.4 milhões de pessoas infectadas por esta epidemia. As províncias com o maior número de adolescentes e jovens HIV+ são Sofala com 13.1%, Gaza com 12.5%, Maputo província com 11.2% e Zambézia com 10.6%.

Os adolescentes e jovens na faixa etária dos 15-24 anos de idade apresentam uma percentagem de 7.9% de prevalência do HIV/SIDA. As raparigas adolescentes e jovens mulheres são 3 vezes mais afectadas do que os homens, particularmente nas áreas urbanas do País. Os dados disponíveis mostram também que a prevalência começa a aumentar significativamente a partir dos 15 anos. A maior parte das mulheres jovens são infectadas antes dos 20 anos e os homens jovens antes dos 24.

A iniciativa SMS BIZ está enquadrada no Programa Nacional Geração Biz, liderado pelo Ministério da Juventude e Desportos, conta com a colaboração do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Combate ao SIDA, assim como o apoio da Associação Coalizão e as agências das Nações Unidas -- FNUAP e UNICEF.

A Iniciativa SMS BIZ é um programa que promove a participação activa dos adolescentes e jovens no desenvolvimento de sua capacidade de avaliar, criticar e tomar decisões sobre a sua vida, em especial no debate aberto de temas de saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV. Prevê-se que no primeiro ano desta iniciativa piloto, mais de 50.000 adolescentes e jovens sejam atingidos em Maputo cidade e nas províncias de Gaza, Zambézia e Nampula, registando-se ao SMS BIZ através do envio de uma simples SMS com a palavra “Juntar” para o número gratuito 9 22 22.

Ao registar-se à SMS BIZ, os adolescentes e jovens poderão enviar as próprias dúvidas e perguntas sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e HIV via SMS e os conselheiros treinados da Coalizão poderão responder e referenciá-los a aderir aos serviços providenciados a nível das unidades sanitárias.

DATAS E MOMENTOS IMPORTANTES PARA OS MEDIA

  • Sexta-feira, 23 de Outubro

10:00-11:10 – Demonstração sobre o registo para o SMS BIZ; assinatura dos memorandos de entendimento e intervenção dos representantes no acto solene de assinatura no edifício do Ministério da Juventude e Desportos, sito na Avenida 25 de Setembro nº 529, no anfiteatro, R/C.

11:10-11:30 – Entrevistas aos dignatários envolvidos na cerimónia de assinatura.

  • Sábado, 24 de Outubro

09:00-11:00 – Lançamento da Iniciativa SMS BIZ perante os adolescentes e jovens na Escola Secundária Francisco Manyanga, em Maputo.

Para mais informação, queira por favor contactar:

Dr. Rui Mapatse, Director Nacional da Juventude, INJ, Ministério da Juventude e Desportos, rmapatse@gmail.com; 82 692 3446

Gabriel Pinho Pereira, Oficial de Comunicação, UNICEF Moçambique, gpereira@unicef.org; 82 316 5390

Queira ainda visitar a página http://www.smsbiz.co.mz para obter mais informação sobre a iniciativa.


Para mais informações, favor contactar:

Gabriel Pereira
Tel +258 21 481 100
email: maputo@unicef.org

Subscrever ao boletim

Tecnologia para Desenvolvimento

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.