Acordo entre o Governo da Irlanda e o UNICEF para melhorar a nutrição de 14 mil crianças vitimas da seca

Acordo entre o Governo da Irlanda e o UNICEF para melhorar a nutrição de 14 mil crianças vitimas da seca

Com financiamento do Governo da Irlanda, 14 mil crianças afectadas pela desnutrição aguda e grave, devido a seca, vão receber apoio nutricional.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

Maputo  - O Governo da Irlanda através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (Irish Aid) está a financiar a implementação da Componente Nutrição de Emergência nas Províncias de Gaza, Inhambane e Manica afectadas pela seca em Moçambique num total de € 474,000 Euros num período de 12 meses. Estes fundos serão canalizados através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para melhorar a vida de 14.000 crianças menores de cinco anos afectadas pela desnutrição aguda e grave nessas três províncias do país. Este apoio irá possibilitar a detecção precoce e o tratamento da desnutrição aguda, bem como outras intervenções de segurança nutricional e provisão de água, saneamento e higiene, para além da coordenação e monitoria das intervenções.

Não podemos subestimar o impacto negativo que a seca tem no estado nutricional de crianças menores de cinco anos.

“Para o Governo da Irlanda, contribuir para o combate à desnutrição em Moçambique é uma prioridade. Não podemos subestimar o impacto negativo que a seca tem no estado nutricional de crianças menores de cinco anos bem como de mulheres grávidas. Esperamos que a nossa contribuição faça diferença na vida das pessoas afectadas e que lhes dê a dignidade de viver” afirmou o Sr. William Carlos, Embaixador da Irlanda.

O fenómeno El Niño de que resultou uma seca severa nas regiões sul e centro de Moçambique e a fraca ou inexistente chuva registada limitaram o crescimento das culturas de subsistência, foragem e a disponibilidade de água para consumo humano e de gado. O que agravou a situação nutricional onde se estima que 243.000 crianças venham a sofrer de desnutrição nos próximos seis meses.

As crianças nas zonas afectadas precisam deste investimento que irá contribuir para a melhoria da sua sobrevivência e desenvolvimento.

O programa coloca a tónica na detecção precoce e tratamento da desnutrição aguda e inclui a mobilização das comunidades, a promoção de boas prácticas de alimentação infantil no contexto da emergência e procura de crianças desnutridas, provisão de água, saneamento e higiene, além de actividades de coordenação e monitoria.

O financiamento da Irish Aid contribuirá para o programa conjunto entre o Governo de Moçambique e o UNICEF. Utilizando fundos de emergência, o UNICEF já tem estado a responder à situação nutricional das crianças nas províncias de Inhambane, Gaza e Manica, estando a ser reabilitadas 1,519 crianças desde Maio de 2016. Em coordenação com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Mundial de Alimentação (PMA) e consórcios de ONGs parceiras tais como CHEMO (World Vision e Feed the Hungry) e COSACA (Care, Save the Children, Concern, Oxfam) espera alcançar-se mais de 14.000 crianças desnutridas  nos próximos 12 meses.

"Graças a esses recursos, vamos desenvolver modelos de custo-benefício e sustentáveis para coordenar e monitorar os casos, severos e moderados de desnutrição aguda, o acesso das comunidades rurais aos serviços de detecção precoce de desnutrição e reabilitação nutricional de crianças", diz o Representante do UNICEF Sr. Marcoluigi Corsi. "As crianças nas zonas afectadas precisam deste investimento que irá contribuir para a melhoria da sua sobrevivência e desenvolvimento, ainda mais importantes neste momento de recuperação do impacto do fenómeno El Niño que afectou consideráveis distritos destas três províncias.”

O programa, parte integrante do PLANO NACIONAL DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA PARA NUTRIÇÃO EM EMERGÊNCIA (componente seca/El Niño), irá inicialmente cobrir os distritos mais afectados, conforme dados do SETSAN (Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional), em Inhambane, Manica e Gaza.




Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Nutrição de Emergência

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.