Acesso à água potável - Um direito que beneficia milhares de pessoas em Inhambane
Inaugurado novo sistema de abastecimento de água no distrito de Jangamo, província de Inhambane.
Maputo, 23 de Maio de 2017 – Realiza-se hoje no distrito de Jangamo, província de Inhambane, uma cerimónia para assinalar a inauguração do novo sistema de abastecimento de água. O evento será honrado com a presença do Governador da Província de Inhambane, Daniel Francisco Chapo; Sr. Azarias Xavier, Administrador do Distrito de Jangamo; Sr. Faizal Cassam, Director do GON - Gabinete do Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação), Sra. Rute Mateus Nhamucho, Directora Executiva da AIAS; Sr. Magalhães Miguel, Director Executivo do CRA; Sr. José Colete Mutepua, Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos; Sr. Sven Kühn von Burgsdorff, Embaixador da União Europeia em Moçambique; e o Sr. Marcoluigi Corsi, Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
"Este esforço e parceria vai responder a uma lacuna gritante que existe em suprir as necessidades de água e saneamento das comunidades, especialmente as crianças, vivendo nas vilas secundárias em Moçambique. O projecto vai resultar num enorme impacto no bem-estar e saúde em crianças, devido ao facto de que o fornecimento inadequado de água e saneamento, não é apenas um perigo para a saúde, mas também afecta a frequência, a retenção escolar e o desempenho educacional", explicou o Sr. Marcoluigi Corsi, referindo-se ao evento. O Representante do UNICEF também enfatizou que esta iniciativa visa apoiar o Governo de Moçambique em acelerar a implementação do quadro de gestão delegada nas vilas secundárias, que é essencial para garantir a sustentabilidade a longo prazo dos sistemas de abastecimento de água. O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Sr. Sven Kühn von Burgsdorff, indicou que "Este projecto representa mais um exemplo de solidariedade e do compromisso firme dos cidadãos da União Europeia para com o povo Moçambicano na consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que, entre outros, têm como meta o acesso universal a uma fonte de água potável e a um saneamento melhorado até 2030."
Este sistema foi recentemente reabilitado e ampliado através de um programa integrado de abastecimento de água, promoção de higiene e saneamento, com uma capacidade máxima de fornecer agua a 10,800 pessoas e fornecendo água atualmente a 6250 pessoas, incluindo crianças, nas comunidades do distrito de Jangamo.
Este programa, que decorre até Dezembro de 2018, financiado pelo governo de Moçambique, União Europeia e pelo UNICEF, enquadra-se numa iniciativa conjunta, orçada em 10 milhões de euros, que visa suprir a falta de abastecimento de água e serviços de saneamento adequados em três vilas na província de Inhambane.
O programa é implementado no âmbito da gestão delegada do governo de Moçambique, através de uma parceria entre a Administração de Infraestruturas de Abastecimento de Água e Saneamento (AIAS), o Conselho Regulador de Água (CRA), a Direcção Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Manica (DPOPHRH), com a assistência técnica do UNICEF.
Este sistema de abastecimento de água é um exemplo concreto e tangível de como bons resultados podem ser alcançados quando o sector público e o sector privado trabalham juntos, renovando a importância das parcerias público-privadas para acelerar a resposta à cobertura de água nas vilas em Moçambique.
Em Moçambique, menos de uma em cada quatro pessoas têm acesso a instalações de saneamento adequadas e quase metade da população não bebe água de fontes seguras. Esta falta de infraestruturas tem um impacto sobre a vida das mulheres e crianças em particular, que são colocadas em risco por falta de um saneamento adequado.
Até o final do projecto, além da reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água, o programa irá continuar a:
- Apoiar na capacitação do sector para garantir que a operação e a manutenção dos serviços de água e saneamento estão fortalecidos.
- Contribuir para o fortalecimento dos modelos de parcerias público-privadas com o objetivo de garantir a gestão sustentável dos serviços de água e saneamento.
- Melhorar os serviços de saneamento, que incluem saneamento familiar e institucional nas escolas primárias, mercados e centros de saúde.
Para mais informações, favor contactar:
Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org