Abastecimento de água melhorado em Jangamo para prover às comunidades com água potável e saneamento

Abastecimento de água melhorado em Jangamo para prover às comunidades com água potável e saneamento

"Temos o prazer de celebrar o Dia Mundial da Água, hoje, trabalhando em conjunto com o Governo para desenvolver um modelo de abastecimento de água e saneamento para pequenos aglomerados populacionais, o que acabará por beneficiar a vida das famílias que vivem nessas áreas remotas."

Claudio Fauvrelle
Partilhar

MAPUTO, Moçambique - Realiza-se hoje, em Jangamo, Província de Inhambane, uma cerimónia para celebrar o Dia Mundial da Água, com a expansão de um sistema de abastecimento de água canalizada que irá fornecer água potável e saneamento adequado a mais de 5.000 pessoas da comunidade, até Dezembro de 2017, num total de 51.000 pessoas em toda a Província.

Temos o prazer de celebrar o Dia Mundial da Água, trabalhando em conjunto com o Governo para desenvolver um modelo de abastecimento de água e saneamento para pequenos aglomerados populacionais, o que acabará por beneficiar a vida das famílias que vivem nessas áreas remotas.

O Representante do UNICEF Marco Luigi Corsi, diz: "Temos o prazer de celebrar o Dia Mundial da Água, hoje, trabalhando em conjunto com o Governo para desenvolver um modelo de abastecimento de água e saneamento para pequenos aglomerados populacionais, o que acabará por beneficiar a vida das famílias que vivem nessas áreas remotas."

O Programa de Água, Saneamento e Higiene em Pequenos Aglomerados, na Província de Inhambane, conhecido como AGUASANI, é uma iniciativa conjunta entre o Governo de Moçambique, a União Europeia (EU) e o UNICEF, com um orçamento total de 10 milhões de dólares dos EUA e visa suprir a falta de serviços adequados de abastecimento de água e saneamento em três locais da Província de Inhambane - Homoíne, Morrumbene e Jangamo.

"Este esforço único e parceria está a responder a uma lacuna gritante que existe no atendimento das necessidades de água e saneamento de pessoas que vivem em pequenos aglomerados", explica o Sr. Corsi, que enfatiza os aspectos do projecto destinados a melhorar e acelerar os sistemas de gestão necessários para construir a infra-estrutura que irá fornecer água potável e saneamento para as comunidades.

Em Moçambique, menos de uma em cada quatro pessoas têm acesso a instalações sanitárias modernas e quase metade da população não bebe água de fontes seguras. Esta falta de instalações tem um impacto sobre as mulheres e crianças em particular, que são colocadas em risco por falta de instalações sanitárias e de água adequadas.

Através do estabelecimento de uma parceria com a Administração de Abastecimento de Água e Saneamento (AIAS), o Conselho Regulador da Água (CRA), e do Governo Provincial de Inhambane através da sua Direcção Provincial das Obras Públicas, Habitação, Recursos Hídricos, AGUASANI aborda a crítica área de abastecimento de água e saneamento e terá um enorme impacto sobre a saúde, em especial a de mulheres e crianças.

Até 2017, AGUASANI visa atingir quatro principais resultados em Homoíne, Morrumbene e Jangamo:

  • Reabilitados e ampliados os sistemas de abastecimento de água;
  • Melhorados as infraestruturas de saneamento, incluindo as infraestruturas de saneamento nos domicílos e saneamento nas instituções, tais como escolas primárias, mercados e centros de saúde;
  • Reforçada a capacidade e responsabilidade para regular, operar e manter os serviços de água e saneamento; e
  • Desenvolvidos os modelos de parcerias públicas e privadas para oferecer e gerir serviços sustentáveis ​​de água e saneamento.

A cerimónia do Dia Mundial da Água, a decorrer em Jangamo hoje, contará com a presença de Sua Excelência Sr. Daniel Francisco Chapo, Governador da Província de Inhambane, o Sr. Azarias Xavier, Administrador do Distrito de Jangamo, bem como o Representante do UNICEF. No evento serão apresentados os principais responsáveis pelo projecto, nomeadamente a empresa de construção e supervisão, e será explicado o trabalho principal a ser implementado, o número de beneficiários e o impacto sobre suas vidas, principalmente em mulheres e crianças.


Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Dia Mundial da Água

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.