900 Crianças juntam-se à Primeira-dama da República de Moçambique, Governo e parceiros para celebrar o Dia Internacional da Criança

900 Crianças juntam-se à Primeira-dama da República de Moçambique, Governo e parceiros para celebrar o Dia Internacional da Criança

Proteger a criança é preservar a geração do amanhã. Acelerando a protecção, o empoderamento e a igualdade de oportunidades para as crianças em África até 2030.

Claudio Fauvrelle
Partilhar

MAPUTO, Moçambique - A Primeira-dama da República de Moçambique Isaura Nyusi, comemorou o Dia Internacional da Criança durante a Quinzena da Criança, juntamente com 900 crianças, Governo, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros. Durante a cerimónia, o Governo e os parceiros comprometeram-se a continuar a trabalhar para melhorar a vida de todas as crianças em Moçambique.

Devemos sempre ter as crianças em nossa mente ao desenvolver planos para melhorar a vida dos moçambicanos.

A Primeira-dama da República de Moçambique, falando no evento, disse: "Proteger a criança é preservar a geração do amanhã. Devemos sempre ter as crianças em nossa mente ao desenvolver planos para melhorar a vida dos moçambicanos. Isto assegurará que todas as crianças cresçam saudáveis e protegidas, e que Moçambique acelere a protecção, o empoderamento e a igualdade de oportunidades para as crianças até 2030."

Aproximadamente 900 crianças de centros infantis e de acolhimentos participaram no evento, realizado na Praça dos Heróis, onde elas se divertiram com momentos culturais, incluindo jogos, dança, pintura, teatro, música e outros.

"Investir na criança é a melhor maneira de preservar a geração do amanhã. Quando apoiamos famílias, também apoiamos as crianças a viver em um ambiente protector e saudável,” disse a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque.

O Representante do UNICEF, Marcoluigi Corsi, disse: "Sinto-me muito feliz que este ano possamos celebrar o Dia Internacional da Criança com uma representação política tão alta. Isto demostra o alto nível de compromisso do Governo de Moçambique em relação aos direitos da criança. Investir em crianças é a melhor maneira de erradicar a pobreza. Devemos sempre colocar as crianças em primeiro lugar em nosso pensamento, em nossas decisões e em nossas acções, para que cada uma delas alcance o seu pleno potencial."

Após a cerimónia, as crianças participaram de várias actividades, incluindo pintura, dança, música e teatro. A alegria nos rostos das crianças lembrou a todos os participantes da importância de comemorar as crianças, e a importância de proteger os direitos de cada criança.

Representando as organizações da sociedade civil em Moçambique, Rudo Kayombo, Directora da World Vision para a África Austral comprometeu-se, em representação da sociedade civil, a "Continuar a trabalhar lado a lado com Moçambique, apoiando os esforços ora em curso em prol do bem-estar da criança, fortalecendo as suas parcerias e priorizando sinergias com o Governo, ao nível da sociedade civil, com os líderes tradicionais e religiosos e com as próprias crianças. Moçambique precisa de cada um de nós para eliminar a violência contra a criança em todas as suas formas."

Durante o evento, a Primeira-dama da República de Moçambique procedeu ao lançamento da campanha de prevenção e combate à violência contra a criança.




Para mais informações, favor contactar:

Claudio Fauvrelle
Tel +258 21 481 100
email: cfauvrelle@unicef.org

Subscrever ao boletim

Dia Internacional da Criança

Doar

As crianças de Moçambique precisam da sua ajuda. Chegou a sua vez de ajudar. Faça uma doação.

PARTILHAR

Partilha esta informação com teu amigos e familiares, e vamos ajudar mais pessoas a ficarem juntos pelas crianças de Moçambique.

NOSSO TRABALHO

Aprenda mais sobre o trabalho do UNICEF em Moçambique.